TUI NA

O termo “tuina” significa “empurrar e agarrar”.

O que é a Tui Na?

A massagem tuina é uma técnica específica da MTC e não se confunde com a massagem comum, ou seja, só é executada depois de um diagnóstico diferencial.

A massagem Tuina é aplicada nos mesmos pontos e ao longo dos mesmos meridianos que referimos nos comentários sobre a acupunctura, embora o especialista possa também julgar conveniente massajar toda uma zona do corpo. Ela incide sobretudo na circulação do Chi (energia) e do Sangue – nutrindo e protegendo, dispersando, tonificando e harmonizando. O processo pelo qual a Tuina reforça o Chi resulta principalmente da sua acção sobre a formação, a circulação do Sangue.

Há também uma longa tradição de massagem Tuina específica para crianças – o que é bastante útil como substituto da acupunctura. Como a energia das crianças é particularmente forte e vibrante, elas costumam reagir ao tratamento mais rapidamente que os adultos. Os efeitos são especialmente benéficos com crianças até aos cinco anos. Nas crianças a Tuina pode tratar mesmo doenças como asma ou diarreia. Depois de uma pequena aprendizagem, os próprios pais podem aplicar a massagem em casa.