Diagnóstico da língua – Prof. Reginaldo Filho

Na medicina chinesa, o diagnóstico da língua é uma parte fundamental da avaliação do paciente. Acredita-se que a língua seja um reflexo do estado de saúde geral do corpo e que as características da língua possam fornecer informações valiosas sobre desequilíbrios internos.

Existem várias características da língua que os médicos chineses tradicionais consideram ao fazer um diagnóstico, incluindo:

  1. Cor: A cor da língua pode indicar diferentes condições. Por exemplo, uma língua pálida pode sugerir deficiência de sangue ou qi, enquanto uma língua vermelha pode indicar calor excessivo no corpo.
  2. Forma e Tamanho: A forma e o tamanho da língua também são importantes. Uma língua inchada pode indicar retenção de fluidos ou excesso de umidade, enquanto uma língua fina e pequena pode sugerir deficiência de qi ou yang.
  3. Revestimento Lingual: A presença, cor e espessura do revestimento lingual são observadas cuidadosamente. Um revestimento espesso e amarelo pode indicar calor ou umidade excessivos, enquanto a falta de revestimento pode sugerir deficiência de yin ou fluidos corporais.
  4. Textura: A textura da língua também é considerada. Por exemplo, uma língua áspera pode indicar calor excessivo, enquanto uma língua úmida pode sugerir umidade.
  5. Localização de Marcas ou Lesões: Quaisquer marcas, pontos, ou lesões na língua também são observados, pois podem fornecer informações adicionais sobre a condição do paciente.

Com base nessas características, o médico chinês tradicional pode fazer um diagnóstico e desenvolver um plano de tratamento personalizado, que pode incluir acupuntura, fitoterapia chinesa, mudanças na dieta e estilo de vida, entre outras abordagens. É importante notar que o diagnóstico na medicina chinesa é holístico e leva em consideração não apenas os sintomas físicos, mas também a constituição geral, estilo de vida e ambiente do paciente.

INSCREVA-SE JÁ E GARANTA O SEU LUGAR!