APAMTC
Associação Profissional de Acupunctura e
Medicina Tradicional Chinesa
A Associação Profissional de Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa nasceu no novo milénio com a missão de ajudar todos os seus associados na prática da MTC.
A APAMTC
Quem somos?
A Associação Profissional de Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa (APAMTC) nasceu em Lisboa no ano 2000, temos como principal objetivo defender e representar os interesses profissionais dos nossos associados nos aspectos morais, científicos, académicos, deontológicos, económicos e sociais.
#Objetivos
Formar a consciência profissional dos seus associados, integrá-los num adequado enquadramento profissional, elaborar um código deontológico e zelar pelo seu cumprimento, exercendo a acção disciplinar competente.
Propor junto das entidades competentes a definição das características dos estabelecimentos onde se exerçam as actividades que representa, suas condições de trabalho, segurança e credibilidade.
Impedir a usurpação ou utilização de títulos, categorias profissionais ou exercício das actividades abrangidas pela APAMTC, sem as qualificações por ela consideradas necessárias para prevenção do interesse público e do bom nome dos seus profissionais.
Fomentar a saúde do indivíduo e da colectividade, pela prática terapêutica, criando ou estabelecendo por administração directa ou por via contratual, clínicas de tratamento e recuperação, centros assistenciais ou outros estabelecimentos de saúde e colaborar com os organismos oficiais ou entidades particulares na implantação e desenvolvimento de tais centros de terapia.
Colaborar numa acção consultiva e de esclarecimento relativo às vantagens das técnicas e actividades abrangidas pela APAMTC ao seu valor científico e prático para a defesa da saúde dos indivíduos.
Elaborar e manter actualizado um registo nacional de profissionais associados da APAMTC, exercendo ou não a actividade.
Promover o estudo, investigação e desenvolvimento de todos os assuntos atinentes à área da Medicina Tradicional Chinesa.
Promover a docência a todos os níveis, quer como forma de elevação cultural, quer como meio de formação ou aperfeiçoamento profissional, para o que recorrerá a conferências, seminários, congressos ou outras formas que permitam a elevação, aperfeiçoamento e actualização da profissão dos seus associados.
Formar a consciência profissional dos seus associados, integrá-los num adequado enquadramento profissional, elaborar um código deontológico e zelar pelo seu cumprimento, exercendo a acção disciplinar competente.
Resolver os eventuais conflitos entre os seus associados, ou entre estes e terceiros.
Promover a ajuda mútua entre todos os associados, através do intercâmbio dos seus estudos, investigações e projectos, e fomentar todas as manifestações intelectuais que tenham a ver com a profissão dos seus associados.
Fomentar directa ou indirectamente a difusão das técnicas, actividades e resultados obtidos com a aplicação das mesmas e dos objectivos culturais e sociais da APAMTC, através de meios orais, escritos, mecânicos, fílmicos, discográficos, televisivos ou outros adequados para o efeito.
Encaminhar todas as doações ou contribuições, particulares ou oficiais, que se lhe destinem, no sentido de coadjuvar ou promover os propósitos humanitários sociais e profissionais pretendidos pela APAMTC.
MEMBROS ELEITOS
Triénio
23 - 26
ÓRGÃOS SOCIAIS
Os órgãos sociais da APAMTC são compostos pela Assembleia Geral, Direcção e Conselho Fiscal, elementos essenciais para a prossecução da sua missão. De acordo com a prática associativa, a Assembleia Geral, composta por todos os associados e presidida pelo Presidente da Mesa, assistido pelo Vice-presidente e Secretários, reúne duas vezes ao ano em Assembleia Geral ordinária. Nela podem votar os membros efectivos em pleno gozo dos seus direitos associativos.
Presidente — José Manuel Mendonça da Costa Faro
Secretária-Geral — Maria Deolinda Camilo Rodrigues Fernandes
Tesoureira — Ana Maria Bellino Athayde Varela
Vogal — Maria Filomena dos Santos Rodrigues Serrano
Vogal — Pedro Filipe Reis Serra de Matos
Presidente — Jorge Manuel Antunes da Costa
Vice-Presisente — Marco Aurélio Lima da Costa
1º Secretário — António Nunes Silva
2º Secretário — José Duarte Coimbra
Presidente — Maria de Lurdes Jóia Carvalho
Secretária — Ana Raquel Faleiro Marques
Vogal — Nelson Machado Silva Mártires