Links Portugal e Mundo

Portugal

ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde

A Administração Central do Sistema de Saúde, I. P., abreviadamente designada por ACSS, I. P., é um instituto público, de regime especial, nos termos da lei, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e de património próprio. A ACSS prossegue atribuições do Ministério da Saúde, sob superintendência e tutela do respetivo Ministro.

DGS – Direcção-Geral de Saúde

A DGS é um serviço central do Ministério da Saúde, integrado na administração direta do Estado, dotado de autonomia administrativa. Assumindo-se como um organismo de referência para todos aqueles que pensam e atuam no campo da saúde.

ESMTC – Escola de Medicina Tradicional Chinesa

Pela sua antiguidade e prestígio nacional e internacional, que tem vindo a conquistar ao longo dos anos de aperfeiçoamento do seu trabalho, a ESMTC já ganhou um lugar de destaque indiscutível na sociedade portuguesa.

Federação Portuguesa de Tai Chi e Chi Kung Terapêuticos

Criada em 2016, visa promoção, divulgação e desenvolvimento do Tai Chi e Chi Kung terapêuticos, nas suas vertentes da saúde, artística, cultural e filosófica. Assim, integra e apoia a actividade de associações de profissionais ou de praticantes, nomeadamente na promoção da saúde, do bem-estar físico, mental e espiritual, na prevenção da doença, na formação, na preservação do património cultural e tradicional.

UMN – União das Medicinas Naturais

Organização que visa representar e defender a Medicina Natural e os Profissionais das Terapêuticas Não Convencionais.

Outros PT

Diário da Republica

  

Mundo

OMS – Organização Mundial de Saúde

A Medicina Tradicional refere-se ao conhecimento, conjunto de competências e práticas baseadas nas teorias, crenças e experiências de diferentes culturas, utilizadas na manutenção da saúde, prevenção, diagnóstico, melhoria e tratamento de doenças físicas e mentais. Abrange uma grande variedade de abordagens e de práticas que variam de país para país e de região para região. Em alguns países, é designada como Medicina “alternativa” ou “complementar” (CAM).

 

WFCMS – Federação Mundial de Associações de Medicina Chinesa
A Acupunctura no Canadá
Prática da Acupunctura na Austrália
Divisão de Medicina Chinesa do Departamento de Saúde Governo Hong Kong
A Acupunctura nos Estados Unidos da América
Os Acupunctores no Reino Unido – British Acupuncture Council

O British Acupuncture Council (BAcC) congrega cerca de 3.000 acupuntores profissionais qualificados. É o maior órgão profissional / auto-regulador no Reino Unido para a prática da acupuntura tradicional.

A MTC no Contexto Europeu

A Associação Europeia de Medicina Tradicional Chinesa é uma organização internacional de associações de profissionais que representa as várias áreas e campos de intervenção da MTC.

NJUCM – Universidade de Medicina Chinesa de Nanjing

Fundada em Outubro de 1954, NJUCM é uma das primeiras Universidades dedicadas à Medicina Tradicional Chinesa na China. Como pioneira e promotora da educação superior em MTC, a NJUCM goza da reputação de ser “o berço do ensino superior chinês em MTC” tanto no país como no exterior. A NJUCM é hoje uma Universidade líder localizada na província de Jiangsu, é Centro Colaborador da OMS para a Medicina Tradicional, o Centro Internacional de Estágio de Acupuntura acreditado pelo Ministério da Saúde chinês e fez parte do grupo das primeiras Universidades de MTC a serem autorizadas pelo Ministério da Educação chinês a acolher e treinar estudantes estrangeiros e oriundos da região de Taiwan.

Centre de Documentation du GERA – Groupe d’Etude et de Recherche en Acupuncture

Criado em 1975, o GERA é uma associação de pesquisa e formação médica contínua. Em 2006, agrupou 70 médicos especializados em Acupunctura vindos das mais diversas formações.
GERA organiza seminários de Formação Médica Contínua e colóquios temáticos de acompanhamento da pesquisa em Acupunctura. O GERA tem um centro de documentação especializado em MTC e Acupunctura. Através do site, é possível aceder a 67 módulos de formação e 2417 documentos e artigos científicos por ordem alfabética ou por áreas temáticas (patologias, áreas de especialidade, etc).

Se desejar, agradecemos a sua ajuda para enriquecer esta recolha!

Envie-nos, por e-mail, os sites que gosta e a que recorre nas suas leituras, prática clínica e/ou investigação.

Saltar para a barra de ferramentas